quarta-feira, 23 de março de 2011

Pontapé de saída

E começa hoje o nosso campeonato mundial de vinhos. Convém, antes de mais, explicar os passos que nos trouxeram até aqui. Quem somos nós? Pouco importa para o caso, basta dizer que somos duas pessoas que partilham o interesse pelo mundo do vinho, isolados num país onde as vinhas não abundam. A ideia nasceu com o objectivo de expandir os nossos conhecimentos. Eu, a Voz Autoral que irá relatar-vos o campeonato ao longo das próximas semanas, conheço muito pouco daquilo que o mundo tem para nos oferecer no que toca ao vinho. Fico-me apenas pelo Alentejo, Douro e Bairrada. A outra parte envolvida no campeonato, doravante o Brutal Juiz, é um homem viajado, cujo conhecimento pende para as castas italianas e francesas. Decidimos, então, pôr os nossos gostos à prova. Por falta de sapiência em relação a tudo o resto, o Brutal Juiz consultou o maior especialista sueco, que nos aconselhou quatro franceses e quatro párias do Novo Mundo para compor o ramalhete da fase final. Diga-se que optámos por não realizar a fase de grupos por óbvia falta de tempo. Aqui ficam os vinhos:

Foradori 2006, Teroldego, Trentino-Alto Adige
Ca' di Pian 2007, Barbera d'Asti, Piemonte
Zanna 2006, Montepulciano d'Abruzzo, Abruzzi
Passo delle Mule 2008, Nero d'Avola, Sicilia

Passadouro 2006, Douro
FSF 2004, Setúbal
Dona Maria 2007, Alentejo 
Quinta das Baceladas 2004, Beiras

Château Picque-Caillou 2006, Bordeaux
Les Trois (Mont Tauch) 2006, Fitou
Domaine Saint Gayan Gigondas 2006, Rhône
Saint-Joseph Offerus (Chave) 2006, Rhône

Graham Beck The Ridge Syrah 2006, África do Sul
Erasmo (Viña la Reserva de Caliboro) 2005, Chile
Cumulus Shiraz 2007Austrália 
McManis Cabernet Sauvignon 2009, USA

As regras são simples. Dezasseis vinhos (quatro portugueses, quatro italianos, quatro franceses, quatro do Novo Mundo) a lutar pelo título em jeito de fase final do mundial de futebol. Todos os vinhos pertencem ao beställningsortiment do Systembolaget sueco. Nenhum vinho custa mais do que duzentas coroas. Todos os vinhos são decantados uma hora antes do embate. A prova é cega, com a ajuda de uma terceira parte, doravante a Guardadora de Decanters. Depois, o processo é o seguinte: provamos os dois vinhos e votamos no melhor. Em caso de empate, recorre-se à pontuação:

4 pontos para o sabor;
3 pontos para o bouquet;
3 pontos para a complexidade.

Diga-se ainda que o sorteio foi completamente imparcial. O Brutal Juiz, mestre do matlab, certificou-se de que não havia batota. Aqui fica o calendário:

prova # 1 : FSF vs. Foradori
prova # 2 : Château Picque-Caillou vs. Graham Beck The Ridge Syrah
prova # 3 : Dona Maria vs. Passo delle Mule
prova # 4 : Erasmo vs. Zanna
prova # 5 : McManis Cabernet Sauvignon vs. Domaine Saint Gayan
prova # 6 : Passadouro vs. Cumulus Shiraz
prova # 7 : Saint-Joseph Offerus vs. Ca di Pian
prova # 8 : Les Trois vs. Baceladas


A Voz Autoral e o Brutal Juiz regressam amanhã, o mais tardar, com o resultado da primeira partida. 

7 comentários:

  1. Porque é que saiu o moon harvested? isso aqui custa 27 oiros! não posso pôr maiúsculas porque tenho um copo de grous (do fraquinho) na mão esquerda!

    ResponderEliminar
  2. Foi uma escolha difícil. Optámos por tirar o Moon Harvested porque já o conhecemos bem. Ultimamente só temos bebido disso. E houve uma espécie de parcialidade emocional nessa opção. Caso o Grous perdesse, isso ia ser difícil de assistir. Por isso, foi substituído pelo Dona Maria. A ideia era ter um tinto de cada região. Tivemos azar porque o das Beiras era para ser o Vista TN (se não conheces, tens de comprar), mas estava temporariamente esgotado.

    ResponderEliminar
  3. Nesse caso, quando cá vieres, vais ter de trazer uns moon harvested, sempre se poupam, vá, uns 10 € por garrafa!

    ResponderEliminar
  4. Pois, era esse o plano. Mas como se já não bastasse a queda do governo, o tsunami e a radioactividade aqui por Estocolmo, acabou-se o Moon Harvested no Systembolaget. Serviu para esfregar na cara da Guardadora de Decanters, que vem sempre com aquela coisa do "mas achas que o vinho vai acabar? Tens mesmo de comprar tudo agora?". Assim se vê! Amanhã deixo o resultado da primeira partida. Correu bem.

    ResponderEliminar
  5. olha pá, estamos a meio de uma quinta das baceladas 2005 e já votei nele!

    ResponderEliminar
  6. O nosso é o de 2004. Supostamente é um bocadinho melhor... Não sei se vai ser ao nosso gosto. Parece-te muito francês? Nós por aqui estamos a acabar uma de Kopke Reserva...

    ResponderEliminar
  7. Incrível! Há pessoas sem capacidade nenhuma de prevenção de catástrofes. No outro dia foi um bombeiro à minha escola e disse que era uma questão de mentalidade...

    ResponderEliminar